Cuidados e Dicas

PURINA® Pro Plan® renova suas embalagens

e traz benefícios inovadores na categoria


A NESTLÉ PURINA® entende que as necessidades dos cães mudam ao longo da vida. Por isso, PURINA® PRO PLAN® oferece fórmulas com tecnologias avançadas que ajudam a nutrir as necessidades específicas de cada momento-chave da vida dos cães. Com uma renovação completa, incluindo campanha de comunicação, embalagem e lançamentos, a marca pretende reforçar seu posicionamento no segmento Super Premium.
Além de anunciar as novas embalagens, que estão mais modernas e com o inovador sistema “Fecha-Fácil”, a marca aumenta sua linha de produtos voltados para raças pequenas com o lançamento de quatro novas variedades.
  
Novas embalagens
Disponíveis no mercado no início de setembro, as embalagens apresentam novo layout, com visual mais moderno e indicação clara para cada cão, de acordo com seu porte e momento-chave da vida pelo qual estão passando. Cada uma dessas fases exige uma nutrição diferenciada, e PURINA® Pro Plan® entrega tecnologias avançadas para cada uma delas.
 Além disso, as novas embalagens de 1kg e 3kg apresentarão o sistema “Fecha-Fácil” – mecanismo de fechamento único no mercado para melhor conservação do produto após aberto, ajudando a manter o frescor, sabor e as características do alimento.




Linha para Raças Pequenas

A marca também traz novidades nos produtos para cães de pequeno porte. As quatro novas variedades têm formulação e tamanho de partículas específico para os cães de raças pequenas e entregam a nutrição ideal para cada necessidade desses pets. As novas versões são:

·         PRO PLAN® Delicate Small Breed – com OptiFortis: para cães com estrutura frágil que precisam de fortalecimento da estrutura óssea, proteção da pele sensível e a manutenção de dentes fortes e saudáveis.

·         PRO PLAN® Exigent Small Breed – com OptiEnrich: para cães com paladar seletivo, apresenta sabor superior e maior concentração de nutrientes, realçando a cor natural e o brilho da pelagem e estimulando as defesas naturais.

·         PRO PLAN® Adult 7+ Small Breed – com OptiAge: para cães com mais de sete anos, estimula as defesas naturais e promove articulações, dentes e ossos mais saudáveis.

·         PRO PLAN® Reduced Calorie Small Breed – com OptiFit: indicado para cães com tendência a sobrepeso, satisfaz o apetite e ajuda a garantir uma saudável perda de peso ,mantendo a massa muscular.

Sobre a Nestlé PURINA
 Fundada em 1894 nos Estados Unidos, a Nestlé Purina está presente em 75 países e mantém uma posição de destaque na produção de alimentos com alto valor nutritivo para cães e gatos. Com extensas pesquisas realizadas há mais de 85 anos, a companhia desenvolve com exclusividade estudos como o Life Plan que acompanhou cães por mais de 14 anos com o objetivo de entender a influência da nutrição e da condição física na saúde dos cães durante toda a sua vida. A Nestlé Purina tem como principal plataforma manter a saúde física e o bem-estar dos cães e gatos com fórmulas adequadas à condição corporal, idade e estilo de vida, garantindo uma vida mais longa e saudável aos animais. No Brasil, segundo país colocado no ranking mundial de população de cães e gatos, a Nestlé Purina oferece uma linha diversificada, com seis marcas de produtos para cães e quatro marcas de produtos para gatos. A empresa conta com uma fábrica em Ribeirão Preto (SP) e sua distribuição tem atuação em todo o território nacional.


Você sabe quais vacinas seu pet deve tomar?

      Adotei um animalzinho de estimação. E agora o que devo fazer? Além de dar muito amor e carinho para o seu cãozinho ou gatinho, também existem outros cuidados que devem ser levados em consideração.
      Filhotes se alimentam de ração de filhotes, tanto no caso de gatos e cães. Evite dar comida de panela (que humanos comem temperados com alho, etc).
        A vermifugação também deve ser feita imediatamente, tanto em cães, quanto em gatos. Normalmente em duas ou até três doses, dependendo do caso.
      Confira abaixo as vacinas necessários para que seu amiguinhos fique imunizado contra diversas doenças. Lembrando, que quem determina o que é necessário o animal tomar é o veterinário, cada caso é um caso. Normalmente, as vacinas mais utilizadas são a de gripe, a V8 ou V10 e a anti-rábica. 

No caso do seu gatos. Pode seguir o esquema abaixo:

GATOS: 

vacinas - múltipla (tríplice, quádrupla ou quíntupla) e anti-rábica

- 45 a 60 dias:
1a. dose vacina múltipla*
- 21 dias após a 1a. dose:
2a. dose vacina múltipla
- a partir de 4 meses de idade:
anti-rábica
Lembrando que após 12 meses tem que renovar as vacinas.

Antes disto tudo que falamos acima. Faça para você mesmo a seguinte pergunta:

ESTOU PRONTO PARA TER UM PET?
Antes de adotar um animal, reflita e pondere sobre as seguintes questões:
• Desejo realmente ter a companhia de um animal? Estou ciente das despesas que ele pode trazer?
• Minha casa tem espaço adequado para abrigar o animal desde a infância até a velhice, com local para ele repousar e se alimentar?
• As pessoas que residem comigo aceitam e concordam com a presença desse animal? Elas estão cientes do compromisso resultante
da presença desse ser?
• Terei condições de me dedicar a esse animal? Darei carinho e atenção a ele, não apenas quando filhote, mas durante a vida inteira?
• Estou consciente dos cuidados diários com higiene e alimentação do animal, da atenção à carteira de vacinação e às consultas médico veterinárias? Tenho ciência de que terei de promover tal proteção pelo tempo em que o animal viver?
• Terei como garantir o bem-estar do meu pet por ocasião das minhas ausências em viagens de férias ou de trabalho?
Ainda: saberei compreender suas necessidades quando filhote, adulto e idoso? Terei paciência? Saberei respeitá-lo como um ser vivo que é?
Entre outras coisas corriqueiras do dia a dia... ADOTE COM RESPONSABILIDADE, CONSCIÊNCIA E MUITO AMOR!

Comandos básicos de adestramento

 Comando para sentar em três etapas

Comandos de voz e sinais são as “dicas” que damos ao cão para que ele entenda exatamente o que queremos que faça. Geralmente, os comandos de voz e sinais são ensinados simultaneamente. Confira alguns comandos básicos que você pode praticar com seu animal de estimação.

Senta

Coloque a mão com a recompensa (pode ser um biscoito, por exemplo) à frente e acima do focinho do cão e faça um movimento em direção à traseira. Ele terá de olhar muito para cima para ver a recompensa e acabará sentando para conseguir uma posição melhor. Nesse momento, clique e dê a recompensa a ele. Gradualmente, distancie o clicar do momento em que o cachorro sentou, mas exija que ele continue na mesma posição.


Deita

Antes de ensinar esse comando, é melhor que ele já tenha aprendido a sentar. Com o cão na posição sentada, faça com que ele siga sua mão com o focinho em direção ao chão. Se ele levantar a traseira do chão faça com que volte à posição sentada e então comece novamente. Senão, clique quando ele encostar os cotovelos no chão. Com alguns cães é necessário que se recompense algumas vezes

apenas por ele ter abaixado um pouco, antes mesmo de conseguir fazer o movimento completo.

Fica

Ensinar o cão a ficar exige um pouco mais de tempo e paciência porque ele gosta de se movimentar e ficar próximo do dono. Para começar a praticar esse comando, coloque o cão na posição desejada (sentado ou deitado, de preferência) e comece a distanciar gradualmente o clique do momento em que ele sentou ou deitou. Com a mão espalmada faça o sinal enquanto repete a palavra “fica”. No começo, clique por alguns segundos parado. Gradualmente aumente o tempo e mude o seu posicionamento em relação ao cão. Inicialmente procure voltar para perto do animal antes de clicar, pois muitos cães ficam muito ansiosos para correr em direção ao dono.


Vem

O comando “vem” é extremamente importante pois é muito utilizado no dia-a-dia. Apesar de fácil de ser ensinado, a maioria das pessoas acaba utilizando esse comando em momentos errados. Falar “vem” para dar uma bronca ou para prender faz com que seu cão prefira se esconder ou correr quando ouve essa palavra. Se você costuma usar “vem” para dar broncas, procure escolher outra palavra como comando. Pode ser “aqui” ou mesmo o nome dele. Para ensinar esse comando, diga “vem” e em seguida mostre um petisco ou brinquedo. Logo que ele chegar até você, clique e dê a recompensa. Vá fazendo isso em diversas situações e quando ele estiver vindo prontamente, passe a mostrar a recompensa somente depois de clicar. O sinal para esse comando pode ser bater as duas mãos nas suas pernas ou levantar um braço e abaixá-lo apontando para o chão.



Confira mais em http://www.caocidadao.com.br/dica/comandos-basicos/.



Os 10 mandamentos da posse responsável

Por Arca Brasil

1 - Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados

2 - Adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso.


3 - Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida – tamanho, peculiaridades, espaço físico.


4 - Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo.


5 - Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove e exercite-o regularmente.


6 - Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele.

7 - Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.

8 - Recolha e jogue os dejetos (cocô) em local apropriado.

9 - Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses ou similar, informando-se sobre a legislação do local. Também é recomendável uma identificação permanente (microchip ou tatuagem).

10 - Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.


Guia de Nomes para os Pets

Se você está encontrando dificuldades para encontrar um nome para o seu amicão ou amigato, segue abaixo algumas sugestões de nomes:

A Átila, Airon, Aila, Adamastor, Agatha, Akira, Alberto, Amadeus, Ana, Andi, Aníbal, Anjinho, Anita, Apolo, Aquiles, Ariel, Arthur, Ash, Astolfo, Aika, Athina, Abner, Alikan
B - Babalú, Babí, Baby, Babo, Baci, Back, Bali, Balto, Bambam, Bandit, Banzé, Barão, Barbie, Barney, Baronesa, Bartolomeu, Bavária, Bebê, Bebeto, Bela, Belinha, Belly, Belo, Benjy, Bernardo, Betinho, Bethoven, Bia, Bianca, Bibi, Bidú, Billy, Bilú, Bingo, Bistequinha, Black, Brenda, Bob, Bolinha, Bolonhesa, Boneca, Boni, Boomer, Boris, Bozo, Brad, Bradock, Branca, Bryan, Brigite, Brisa, Bronson, Bruce, Brune, Brutus, Buch, Budy, Bulman, Buster
C - Cacique, Caius, Caíque, Calvin, Carol, Carrie, Cessi, Chacal, Chana, Charles, Charlote, Charmosa, Cherry, Chiquinha, Chiquinho, Chocolate, Chumbrega, Chupetinha, Cindy, Cissinho, Clara, Concheta, Cooke, Coragem, Coca, Costelinha, Craw, Cristal
D - Dáphine, Dalila, Dama, Dara, Darco, Darlin, Debbie, Deic, Deise, Dener, Dengosa, Diana, Dick, Dickens, Dida, Digbi, Dinha, Dini, Dino, Diogo, Dolly, Dólar, Donatelo, Doris, Duda, Dudu, Dulce, Dully, Dunga, Duque, Duquesa
E - Edy, Edmundo, Eike, Elvis, Emy, Ema, Enzo, Esmeralda, Estelka, Estrela, Estela
F - Fadinha, Faísca, Fany, Faruke, Felícia, Felicidade, Felipe, Fênix, Fifi, Filó, Filomena, Fiona, Flock, Froid, Floquinho, Flor, Florzinha, Fluck, Fofão, Fófis, Fofinha, Fofo, Fofolete, Fofuho, Frajola, Fred, Frederico, Frida, Fusca
G - Gabi, Garia, Gasparsinho, Ghandi, Gaya, Gigante, Gigi, Godzila, Gold, Gorda, Gordon, Gorra, Gracinha, Grafite, Grandão, Grazy, Gregori, Guga, Guinho
H - Haiacha, Half, Hana, Hanny, Hanz, Happy, Harley, Herry, Hércules, Hugo, Hulck
I - Ice, Ígor, Igui, Íris, Iron, Iugui, Isabella
J - Jack, Jade, Jane, Jason, Jeni, Jerry, Jessy, Jimy, Joana, João, Joe, Joca, John, Joice, Jony, Judy, Juju, Julia, Julie, July, Jump, Junior, Juca
K - Kadú, Kaera, Kaia, Kalebe, Kaled, Kalil, Kaiser, Katita, Katy, Kawana, Kelvin, Kely, Kevin, Kiara, Kid, Kigor, Kika, Kiki, Kiko, Killer, Kimo, Kin, King, Kyra, Kyrra, Kissy, Kito, Konan
L - Lady, Laika, Laila, Lala, Lana, Lara, Larissa, Leão, Lebara, Leca, Léo, Leona, Leonardo, Lessie, Lia, Lisa, Lila, Lili, Lilica, Lilo, Lincon, Lino, Lipe, Little, Lisa, Lobinho, Lola, Loli, Lolita, Lorie, Lost, Lua, Luana, Lucas, Lucky, Lucy, Ludimila, Lugui, Lui, Luis, Lula, Luli, Lulu, Lulusinha, Luma, Luna, Lupy, Luther, Luthor, Lyon
M - Madona, Magali, Magda, Mailon, Malú, Mar, Marcos, Margarida,Margot, Maria, Marks, Marley, Marlon, Marrom, Marrone, Marry, Marta, Maurício, Mavambo, Max, Maxixe, Mayla, Maylon, Mayram, Meg, Mel, Melani, Melly, Melina, Melissa, Minie, Menininha, Mércurie, Meybi, Miagui, Michele, Mickey, Michael, Mike, Mila, Milady, Milli, Milú, Mimi, Mímica, Mimo, Mina, Minie, Mingau, Mirela, Mirra, Mirro, Miúxa, Miudinho, Molly, Mona, Morena, Morgana, Mufasa, Murilo, Mushi
N - Naila, Nala, Nana, Nani, Natália, Natasha, Nega, Negão, Neguinha, Nemo, Nena, Nenê, Nero, Nesthor, Neves, Nick, Nicole, Nikita, Niko, Nil, Nilo, Nina, Nino, Nininha, Noa
O - Ohio, Odílio, Olívia, Oliver, Omar, Oráculo, Orion, Oscar, Osther, Otelo
P - Paco, Pacato, Palmira, Paloma, Pan, Panda, Pandora, Pantera, Pantro, Pantufo, Paola, Paquinha, Paquita, Patita, Paty, Pavarotti, Pedro, Pelé, Peleja, Pena, Penélope, Pepe, Pepita, Pepito, Pequena, Pérola, Peteleco, Peter, Peterson, Petisco, Petrúchio, Petty, Phoebe, Pierre, Pingo, Pink, Pipoca, Pirata, Pissulinho, Pita, Piteco, Pitoco, Pitt, Pitchula, Pitito, Pituca, Pituxa, Picaxu, Pivete, Pluto, Polly, Pompom, Popi, Potyra, Precioso, Prenda, Preta, Pretinho, Prince, Princesa, Priscila, Puff, Pulguinha, Pupy, Putzi
Q Quênia, Queridinha, Queijadinha, Queijinho, Queóps, Quietinho, Queirós, Quinho
R - Rabito, Raika, Ralf, Rambo, Raviole, Rebeca, Rex, Rick, Ringo, Robert, Robertinho, Robinho, Roy, Roco, Romaria, Romeo, Rondele, Roque, Rosa, Ruan, Ruana, Rubinho, Russo
S - Sabrina, Sadam, Sanny, Sansão, Sapeca, Salen, Samantha, Samara, Samy, Sandrine, Sandy, Sansão, Sara, Sarita, Sasha, Savana, Schark, Scherek, Scooby, Scott, Shamu, Shauna, Shaulin, Shandon, Sheera, Shedon, Spike, Sheron, Shakira, Sheik, Shirraz, Shitara, Shivas, Shumi, Simba, Simon, Skipe, Skoll, Sleep.


A Páscoa está chegando e sempre é bom alertar:

CHOCOLATE E PET’S NÃO COMBINAM.



Sempre que chegam épocas festivas como Natal, Reveillon e Páscoa, sem contar os aniversários e outros temas afins, vale o alerta aos ‘papais e mamães’  que deve-se evitar dar guloseimas dessas festas para seus cães ou gatos.
Na época da Páscoa, onde “brota” chocolate por todo canto, é a fase crítica para intoxicação por chocolate em cães. Chocolate não faz bem à cães. É muito perigoso e pode levar ao coma e até mesmo à morte.
O chocolate tem em sua composição uma substância chamada Teobromina (encontrada no cacau), que é rapidamente absorvida após ingestão oral e são estimulantes poderosos do sistema nervoso central e do coração. A Teobromina provoca um intenso aumento no trabalho muscular cardíaco associado à uma grande estimulação do cérebro, ocasionando arritmias cardíacas graves em cães.
Geralmente, os efeitos clínicos dessa intoxicação são percebidos entre 6 a 12 horas após a ingestão do chocolate. Os sintomas iniciais são: aumento da ingestão de água, vômito, diarréia, dilatação abdominal e inquietação. O quadro pode evoluir para hiperatividade, aumento do volume urinário, ataxia, tremores e estado de apreensão. E, mais fatidicamente, aumento da frequência dos batimentos cardíacos (taquicardia), aumento dos movimentos respiratórios (taquipnéia), azulamento das mucosas (cianose – falta de oxigenação nos tecidos), hipertensão, aumento da temperatura corpórea e o quadro pode, enfim, evoluir para hipotensão, queda da temperatura corpórea, coma e morte.
Bom, como os casos de ingestão de chocolate podem ocasionar fins drásticos, o melhor é evitar que seu cão coma chocolate. E essa dica não está restrita apenas à época da Páscoa, mas à todos os dias do ano.




Porque não devemos cortar a calda dos cães?


Existem várias maneiras dos seres humanos compreenderem as intenções e sentimentos dos cães: através de seu latido, da maneira como inclinam a cabeça, do movimento de suas patas dianteiras, e, é claro, da abanação frenética de sua cauda.
A maioria dos proprietários de cães sabe ler seus companheiros caninos muito bem, graças a esses sinais. Não é nenhuma surpresa, portanto, que a prática de cortar a cauda de cães (caudotomia) tenha um efeito profundo sobre sua capacidade de se comunicar – e não só conosco, mas também (e principalmente) com outros cães.

Um estudo recente publicado na revista PLOS notou que a falta de uma cauda longa pode afetar seriamente a vida social de um cão. A conclusão do estudo é que os sinais transmitidos por diferenças em movimento são mais eficazmente transmitidos pelos cães quando sua cauda é longa.
Estética = mutilação
A caudotomia e outros procedimentos para modificar um cão por motivos estéticos, e não de saúde, não são recomendados. Em 19 de março de 2008, o Conselho Federal de Medicina Veterinária do Brasil proibiu especialistas de realizarem cortes de orelhas para fins estéticos. A caudotomia ainda é possível, embora já seja banida em diversos países, como Áustria, Bélgica, Croácia, República Checa, Estônia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Holanda, Noruega, Polônia, Escócia, África do Sul, Suíça e outros.
A cauda é uma “extensão” da coluna vertebral e é uma parte bastante sensível do corpo do animal, e qualquer corte estético é uma simples mutilação.
Embora o padrão de muitas raças recomende o corte (como rottweiler, por exemplo), a caudotomia não é obrigatória. Cães com cauda íntegra podem ter pedigree e participar de exposições do mesmo jeito.
Muitos proprietários já estão optando por não fazer a caudotomia, que é o correto, já que devemos considerar o bem-estar do animal antes da estética, além do seu direito de se expressar e se comunicar naturalmente conosco e com a sua própria espécie.


Dia 14 de março
DIA DOS ANIMAIS

Vamos aproveitar esta data para refletir e repensarmos nossas atitudes.
Eles respeitam os homens, será que os homens respeitam eles? 

PRESERVE A NATUREZA! 
QUER UM BICHINHO DE ESTIMAÇÃO? NÃO COMPRE - ADOTE!
VOCÊ PODE FAZER A DIFERENÇA!



Como escolher o cão

ideal para você!

O dono deve levar em consideração as características de cada raça (peludos, ativos, silenciosos, independentes) e conciliar com disponibilidade de tempo para dar atenção ao pet, tamanho do ambiente que o animal vai viver, entre outros fatores.
As pessoas optam por pets que refletem suas características e pelo o que as raças expressam, segundo pesquisa da Universidade de Bath, no Reino Unido. Por isso, se estiver na dúvida na hora de escolher uma raça de filhote, uma série de questões práticas devem ser colocadas em xeque para evitar arrependimento com a escolha do perfil do animal.

- Será que a raça requer escovação diária, terei tempo para fazer isso?
- Uma caminhada rápida irá deixá-lo satisfeito, em qual horário serão os passeios? - Ele vai se dar bem com os meus filhos pequenos? Será que latirá com frequência, incomodando os vizinhos?
Essas questões e outras devem ser respondidas antes ou enquanto o dono escolhe a raça de seu novo 'amigo' para garantir a saúde física e mental de humanos e cães.



Para auxiliar nesta escolha, veja abaixo

algumas dicas de especialistas:

Peludos ou não

Todos os cães necessitam de escovação diária, porém os cães com pelagem média e longa exigem tosa e banho com maior frequência, o que envolve disponibilidade de tempo e verba no orçamento. Por outro lado, os animais de pelagem curta têm tendência a ter maior queda de pelos comparada a um animal de pelo longo.
Exemplos de peludos: Golden Retriever, Shih-Tzu, Yorkshire, Lhasa Apso, Maltês, Yorkshire, Schnauzer, Chow Chow, Spitz Alemão, Sheepdog, Bernese Mountain Dog, Pastor de Shetland, Collie, Cocker Spaniel, Akita e Husky Siberiano.
Exemplos de pelo médio a curto: Beagle, Basset Hound, Bulldog Francês/Boston Terrier, Bulldog Inglês, Sharpei, Pug (mas requerem a limpeza das dobrinhas pelo corpo), Dachshund (Teckel), Boxer, Pastor Alemão e Pastor de Malinois.

Sedentários ou atletas

Apesar dos passeios diários serem recomendados a todos, algumas raças pedem donos mais ativos para que os pets possam executar parte da função para que foram desenvolvidos, ainda mais se viverem em espaços pequenos. São elas: Beagle, Fox Paulistinha, Buldog Francês, Whipet, Labrador, Golden Retriever, Borzoi, Border Collie, Pastor Alemão, Staffordshire Bull Terrier, American Staffordshire Terrier (Pit Bull), Italian Greyhound, Rotweiller, Dálmata, Bernese Mountain Dog e Boxer.

Apartamento ou casa

As raças de pequeno porte se adaptam melhor em lugares mais compactos. É importante que fiquem bem quando estão sozinhos e sejam sociáveis. Exemplos de cães para apartamento: Bulldog Francês, Bulldog Inglês, Jack Russel Terrier, Shih-Tzu, Lhasa Apso, Cocker Spaniel, Yorkshire, Spitz, Pastor de Shetland, Poodle e West Highland Terrier. Já os de maior porte, embora até possam se adaptar a apartamentos mais amplos, se dão melhor em casas.

Silenciosos ou latidores
Os cães latem por motivos distintos, os de guarda como sinal de alerta (Pastor Alemão, Schnauzer, PinScher, Rotweiller, Doberman), já os demais fazem isso para chamar a atenção do dono, por ansiedade, medo, solidão e tédio. Esse tipo de comportamento independe da raça. Sabe-se, no entanto, que cães como Shih-Tzu, Lhasa Apso, Husky Siberiano e Akita costumam ser silenciosos.
Independentes, mas nem tanto

Todos gostam de cuidados e carinhos de seus donos, mas algumas raças vivem bem sozinhas, portanto, são mais indicadas para pessoas que trabalham o dia inteiro. Exemplos: West Higland Terrier, Shih-tzu, Teckel, Lhasa Apso, Akita, Pug, Bulterrier, Malamute-do-Alasca, Husky Siberiano, Golden, labrador, Boxer, Beagle e Chow Chow.

Famílias grandes e crianças

Tem raças que são mais indicadas para crianças e outras que costumam eleger poucas pessoas da família como seus preferidos na hora das brincadeiras. Por outro lado, há uma série de raças altamente sociáveis que se dão bem como todos, inclusive com donos mais jovens.
Exemplos: West Higland Terrier, Shih-tzu, Teckel, Pequines, Lhasa Apso, Pug, Labrador, Golder Retriever, Cocker Spaniel, Boxer, Beagle, Terra Nova, Pastor Alemão e Poodle. Deve-se, no entanto, tomar cuidados com as raças menores, já que as crianças nem sempre têm noção de que podem machucar os pets com as suas brincadeiras. Entre as raças pouco afáveis aos pequenos: Chihuahua, Jack Russel Terrier, Pinscher, Spitz Alemão, Maltês e Yorkshire.

VALE LEMBRAR:

VAMOS ADOTAR! COMPRAR NÃO!



Curiosidades sobre cães...

Confira abaixo uma lista com 20 informações 
interessantes sobre os cães. Será que você sabe todas?

1ª - Descendente dos lobos, o cão é uma das primeiras espécies animais a serem domesticadas pelo homem.
2ª - Em geral, um cão vive entre oito e quinze anos.
3ª - O corpo do cão é formado por 321 ossos.
4ª - As fêmeas geralmente mordem mais do que os machos.
5ª - Raças de estatura pequena amadurecem mais cedo do que raças de estatura maior.
6ª - Filhotes têm dificuldade de controlar a bexiga até pelo os quatro meses.

7ª - A raça Basenji, das mais antigas existentes, 
é conhecida por ser a única do mundo a nunca latir;


8ª - Cães suam pelos pés.

9ª - A menor raça é a Chihuahua, enquanto a mais pesada é o São Bernardo. Já a maior raça do mundo é o Irish Wolfhound.

10ª - As raças de porte pequeno tendem a viver mais do que raças de porte grande.

11ª - Apesar da conhecida personagem “Lassie” ser uma cadelinha, todos os cães que a “interpretaram” eram machos.

12ª - Filhotes da raça Dálmata nascem sem manchas! Elas costumam a aparecer quando eles entram na idade madura.

13ª - É um mito achar que os cães não enxergam cores. Eles as vêem, sim, porém não de uma maneira muito viva como nós.

14ª - Se não forem esterilizados, uma fêmea, um macho e seus filhotes podem gerar mais de 66 mil cães em seis anos!

15ª - Como os bebês humanos, os filhotes de Chihuahua nascem sem moleira, que fecha à medida que crescem.

16ª - Já com um ano de idade, um cão está maduro fisicamente, equivalendo a um humano de 15 anos.

17ª - Cães da raça Basset Hound não sabem nadar.

18ª - A Bíblia apresenta 14 citações sobre cães.

19ª - Filhotes bem novinhos, em suas primeiras semanas de vida, dormem 90% do tempo em um dia.
20 ª - O coração de um cão bate cerca de 120 vezes por minuto.


... e gatos!



Gato enxerga no escuro?
Gato não consegue ver no escuro total, ao contrário do que se pensa. Mas precisa de muito menos luz do que as pessoas para enxergar. No escuro total, além de contar com o olfato, a audição e o tato, tem a ajuda dos bigodes para não bater a cabeça nem ralar a ponta do nariz.

Como descer de árvores altas
As garras do gato, em forma de gancho, funcionam bem para escalar troncos. Mas deixam de funcionar com o corpo na posição invertida, de descer. Ele não sabe que conseguiria ir para baixo se ficasse na posição de subir e fizesse ré. Quando o gato está em local muito alto e desconhece a técnica (o aprendizado ocorre por observação ou prática), pode entrar em pânico. Daí aquela cena, típica de filmes americanos, em que bombeiros aparecem e resgatam o felino. Para ensinar um gato a descer, podemos colocá-lo num tronco na posição de subir e estimulá-lo a fazer ré com um petisco na ponta de uma varinha.

Carinho ou demarcação?
Gato gosta de deixar seu cheiro em tudo. Quando se esfrega na gente, ele faz carinho e aproveita para deixar o cheiro dele. A parte que os gatos mais esfregam em nós e em outros gatos é a que fica um pouco abaixo das orelhas, onde a maioria deles tem menos pêlos. Como o cheiro vem da pele, essa área menos protegida é a que melhor transfere o odor.

Borrifos de urina
Em vez de levantar a perna como os cães machos, o gato fica de costas, levanta a cauda e borrifa a urina para trás. Esse comportamento (um dos que os donos mais odeiam) é típico de macho não castrado, mas as fêmeas e os machos castrados também podem adotá-lo.



Como dar um bom banho no seu pet!

Pelos sujos, patinhas cheias de terra e unhas grandes. Quando o seu pet precisa daquele banho é a hora que surge também algumas dúvidas. Vamos dar aqui algumas dicas para deixar seu bichinho de estimação bem limpinho e cheiroso.
Para quem gosta de arregaçar as mangas ou para os que preferem levar o animal em um pet shop a primeira dica é a mesma: no máximo um banho a cada 15 dias.
Os que preferem economizar e botar a mão na massa alguns cuidados devem ser tomados. O primeiros deles é é tampar os ouvidos do animal com algodão parafinado, nunca com o convencional porque este pode ficar encharcado. Esta parte do algodão, também pode ser substituída, por simplesmente, ter muito cuidado em não deixar água cair dentro do ouvidinho deles. Água pode causar dores posteriores em seu pet.
Em seguida, conferir a temperatura da água que deve estar próxima a do ambiente.
O terceiro passo se refere aos produtos usados no banho. Xampoo e sabonete, somente os específicos para pele do animal. Usar sabonetes para humanos ou de limpeza podem causar maleficios à pele do pet. Xampoo humano também pode causar males a pele e aos olhos dos animais. Por fim, se for preciso cortar as unhas, é necessário usar alicate adequado e tomar cuidado com o tamanho do corte.



Gatos - Para quem acha que gato não gosta de banho, está muito enganado. Gatos gostam e muito de banho, basta acostumá-los desde cedo com a situação. Com os gatos, em seu primeiro banho, abra o chuveiro antes do bichano entrar no box – assim fiz com os meus e deu certo. A água pode ser morninha, mas não muito quente. Com o tempo você vai perceber que a água gelada também fará bem a eles. Mas para início de conversa, vamos de água morna mesmo.
Comece jogando só um pouco de água em suas patinhas, para daí molhar o resto do corpinho dele. É preferível o uso do chuverinho. Daí é só passar o xampoo, ter cuidado com olhos e ouvidos e usar produtos adequados. Depois secar e assistir seu gatinho dormir o resto do dia. Eles ficam relaxadíssimos depois de um banho.
É isso! Fácil né?! Então mãos à obra!!



Como escolher a melhor coleira para seu cãozinho

Atualmente o mercado oferece uma infinidade de coleiras e guias, são os mais variados tipos e modelos. As coleiras inclusive já deixaram de ser apenas um item do passeio e se tornaram um acessório de moda pet. Mas o grande dilema na hora da compra da coleira é: Qual de fato é a melhor para o meu cachorro?
Antes de escolher a coleira, deve-se levar em conta a personalidade do cão e o local onde ele vai passear rotineiramente. Por exemplo, um cachorro de pequeno porte que passeia somente no quarteirão de seu bairro nunca vai utilizar o mesmo modelo de coleira de um cão de grande porte que passeia no parque público da cidade rodeado de crianças, bicicletas e outros cães. Assim como um cão que pula muito e puxa demais a guia, não pode ficar tão solto como um animal mais tranquilo que mesmo tomando distância do dono respeitará seu comando.
Ninguém é melhor para entender o comportamento de seu animal que o próprio tutor. Com certeza muitos estão lendo esse post e se lembrando e identificando com situações que já viveram com seus amigos de quatro patas.


A coleira simples é a mais comum e pode ser utilizada por cães de diversas raças.


Coleira Peitoral - Recomendada para raças pequenas, ou animais que façam trabalho de tração. São mais seguras em passeios urbanos e confortáveis para animais magros, mas tornam o controle difícil para cachorros que puxam a guia, uma vez que a guia fica presa às costas e o modelo da coleira estimula a tração.


Headcollar (ou coleira de cabeça) - É relativamente novo no mercado pet e que traz a promessa de guiar com mais facilidade o animal, uma vez que o controle é feito pela cabeça e focinho do cão. Ela tem sido muito vista, principalmente em cães de grande porte e, apesar de parecer incômoda, para o animal é bem confortável e torna o passeio mais tranquilo, inclusive com animais mais agitados e fortes.


Enforcador - Geralmente visto em raças mais agressivas e fortes como pitbulls e rottweilers. O objetivo do enforcador é causar um desconforto no animal toda vez que este puxar a guia, mas deve ser usado adequadamente para que o animal não se machuque.

As coleiras, como qualquer outro produto, não possuem durabilidade eterna. Devem ser trocadas sempre que em estado de corrosão, deterioração por tempo ou má conservação.
Para que a coleira e guia de seu cachorro durem por mais tempo, evite guardá-las em locais úmidos, lave-as com frequência, tenha mais de uma para emergências e exponha-as ao sol sempre que possível.

Com a coleira e guia adequadas, você e seu cãozinho aproveitarão muito mais o passeio.




ANIMAL PLANET ESTREIA 

“CLONES DE ESTIMAÇÃO”

Série mostra a que ponto pode chegar o
amor extremo pelos animais de estimação

Cena de "Clones de Estimação"
             
            Para algumas pessoas seus animaizinhos são verdadeiros membros da família, e isto é algo bastante comum, mas quantos seriam capazes de mandar cloná-lo para nunca perdê-lo? CLONES DE ESTIMAÇÃO (I CLONED ME PET), série do Animal Planet que estreia quarta-feira, 27 de fevereiro, às 22h, mostra pessoas que estão obcecadas em “reproduzir” seus melhores amigos depois que faleceram. Desesperados para tê-los de volta estão dispostos a criar uma cópia de seu mais fiel companheiro valendo-se da mais avançada ciência do DNA.
A série apresenta uma perspectiva profunda dos avanços da tecnologia que mostra cada vez mais o quanto cada ser é absolutamente único e complexo. Cada episódio apresentará diferentes histórias mostrando esse curioso e caro desejo ao acompanhar os donos dos animais de estimação em sua saga para terem seus bichinhos de volta. Cada clonagem pode custar até 100 mil dólares. Será que o amor das pessoas por seus animais de estimação chegou longe demais?
CLONES DE ESTIMAÇÃO é produzida pela CicadaBellwether Productions. Malcolm Neaum e Alison Turner são os produtores executivos e Christian Holland diretor de produção


Bolsas para passear com o pet em grande estilo

Para passear e transportar o animalzinho com segurança, o Petshop.com.br, maior loja virtual de produtos para pets do país, oferece diversos modelos de bolsas para carregar o amiguinho com muito estilo.
Se você não desgruda do seu pet, e gosta de levá-lo para diversos lugares e viagens, a Mochila Canguru é uma ótima sugestão para transportar o bichinho.


 Moderna e prática, a Mochila Cangurupossui rodinhas para facilitar o transporte, podendo também ser usada nas costas. O acessório é resistente e super confortável, e ainda possui diversos bolsos para colocar os petiscos
do seu pet na hora em que ele sentir fome.
Para as fashionistas de plantão, a Bolsa de Corino Paris para Transporte vai carregar o pet com muito estilo.  A peça é confeccionada em courino e possui entrada frontal e superior.
Além disso, a Bolsa de Corino Paris possui bolso para guardar petiscos, além de telas laterais que garantem boa ventilação e permitem a visualização do ambiente.
Mochila Canguru 
Preço: R$232,00
Bolsa de Corino Paris
Preço: R$ 162,85
Gostou da dica? Estes e muitos outros artigos para o seu animalzinho, podem ser encontrados noPetshop.com.br, a maior loja virtual de produtos para pet do Brasil. www.petshop.com.br

Vegetais comuns na dieta de pessoas
podem intoxicar cães e gatos

Apesar das rações estarem substituindo cada vez mais as sobras de comida, muitos donos ainda oferecem alimentos inadequados a cães e gatos. Essa prática, feita para agradar os pets, pode representar sérios riscos à saúde do animal. Grande parte dos casos de intoxicação registrados em clínicas veterinárias do país são provocados pela ingestão de frutas e legumes, como tomates, alho, cebola, uvas e maçãs. Por isso, é fundamental conscientizar donos e também criadores sobre os cuidados necessários com a alimentação destes bichos de estimação.

Alho e Cebola
Embora não sejam servidos em grandes porções, alho e cebola são consumidos em uma quantidade considerável por cães e gatos, à medida em que eles desenvolvem o hábito de se alimentar de arroz, feijão ou salada, misturados aos pedaços de carne que recebem de seus donos. O consumo frequente desses vegetais pode resultar em uma reação conhecida como hemólise oxidativa. Ou seja, um processo que destrói a hemoglobina e os glóbulos vermelhos do sangue, ocasionando anemia profunda, icterícia, sangue na urina e até a morte.


Uvas e passas
Utilizadas em pratos como arroz à grega ou em assados de diferentes tipos, uvas comuns ou passas também costumam ser oferecidas aos cães como parte das sobras da mesa. Esse tipo de alimentação, no entanto, pode afetá-los gravemente. Ao consumir uvas de qualquer tipo em grande quantidade, o cão pode apresentar vômito, diarreia, letargia e polidipsia (maior consumo de água). Outros sintomas como anorexia, depressão e oligúria (diminuição na produção de urina) também podem aparecer em função da intoxicação por uvas


Maçãs 
As maçãs não são tóxicas para cães e gatos. Porém as suas sementes e, possivelmente, as suas folhas, carregam um composto conhecido como cianogênico-cianida. Essa substância altera o processo de respiração celular dentro do organismo do animal, causando palidez das mucosas, taquipneia, taquicardia, nauseas, vômito, convulsões e pode ocorrer a morte do animal.  Todos estes sintomas aparecem pouco tempo após a ingestão da fruta. Mas, em caso de dúvida, também se pode identificar esse tipo de intoxicação pelo odor próximo ao de amêndoas no hálito ou no conteúdo gástrico expelido com o vômito, as fezes ou a urina do animal.




Alimentação balanceada
Tendo em vista o que a má alimentação oferecida a cães e gatos pode provocar, o que fazer para mantê-los sempre saudáveis? Tudo o que os donos precisam fazer é oferecer aos seus bichos de estimação uma dieta balanceada. Isso se consegue oferecendo aos animais uma combinação equilibrada de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais. Embora alguns deles gostem muito da comida preparada pelos donos, esse tipo de alimentação se obtém melhor com ração.






Dicas de como exercitar seu gato.

Basicamente ao exercitar os gatos o objetivo é fazer com que eles comecem a se movimentar principalmente para estimular seu instinto da caça. O uso de brinquedos é frequentemente bem sucedido, particularmente os tipos "vara de pesca" bem como pequenos brinquedos que podem ser atirados para os gatos pegarem como bolas de pingue pongue.
As varas de pesca são pequenas varinhas, de plástico ou bambu, com uma linha amarrada e um brinquedo na ponta. Você pode comprar uma ou então fazer em casa, amarrando uma bolinha em uma das pontas, ou então um ratinho de brinquedo. Nessa mesma linha, alguns brinquedos muito simples e baratos envolvem objetos do dia-a-dia que os gatos podem rasgar e interagir como, por exemplo, rolos de papel toalha ou papel higiênico (depois que o papel tiver terminado) e bolas de papel. Também é possível usar pestiscos como WHISKAS® Temptations como estímulo para movimentá-los.
Algumas sugestões de exercício:
- Em uma garrafa pet (pequena ou grande) limpa coloque uma pequena porção de qualquer alimento seco de manhã ou tarde, deixando a garrafa destampada ou fazendo um furo na lateral de modo que permita que o alimento caia, assim seu gatinhos vai se divertir tentando comer.
- Pegue um saco de pão ou papel toalha e rasgue um pedaço. Dentro do pedaço de papel, embrulhe porções pequenas de qualquer alimento seco e jogue as “bolinhas” de papel para o gatinho brincar. Ele vai ser estimulado pelo cheiro do alimento no interior do papel e pelo barulho que ele faz e tentará desembrulhar o papel. Apenas deixe o alimento embrulhado frouxamente, de maneira que o gatinho não tenha dificuldades em abrir.
- Coloque em um pote uma pequena porção de qualquer alimento seco e cubra com algumas tiras de papel. O papel em cima do alimento serve como uma brincadeira de esconder. O gatinho vai tentar tirar o papel de cima para que possa comer. Ao mesmo tempo, por estar coberto, parece que é algo proibido, o que estimula o gato.
- Esconda uma pequena porção de qualquer alimento seco e incentive o gato a procurá-los. Os gatos são curiosos por natureza e é um estímulo para os seus instintos procurar por algo, ainda mais se no final tiver uma recompensa, que é o próprio alimento escondido.
- Incentive o gato a ficar em suas patas traseiras para alcançar o alimento seco com as patas dianteiras. Colocando uma recompensa como petiscos na sua mão, ofereça ao gato a uma altura que ele não alcance. O gatinho ficará em pé nas duas patas traseiras para alcançar o petisco que está na sua mão.
- Atraia o gato para os brinquedos, incentive-o a usá-los.
Obs.: A quantidade de alimento oferecida ao gato por dia deve seguir um guia alimentar.
Opções de brinquedos:
- Caixas de papelão.
- Sacos de papel.
- Rolos de tecidos.
- Quadro ou colunas para arranhar.
- Rampa/escadas.
- Caixa de madeira lisa com aberturas.
- Tubos de papelão.
Como posso ensinar meu gato a usar uma bandeja higiênica?
Os gatos são limpos por natureza, e vão gostar de ter a bandeja higiênica no mesmo lugar o tempo todo, de preferência com um pouco de privacidade e longe da área de refeição. Mostre a bandeja higiênica para ele assim que chegar e coloque-o na bandeja assim que acordar de manhã, antes de dormir e imediatamente após as refeições. Normalmente isso funciona para que o gato entenda que este é o local para fazer suas necessidades.
A bandeja higiênica deverá ser mantida limpa - não tem nada mais desagradável para um gato ou gatinho que uma bandeja suja! Limpe a sujeira diariamente e troque o preparado pelo menos uma vez por semana. Se na casa já houver outro gato, você vai precisar de mais de uma bandeja higiênica, para evitar problemas territoriais. Uma boa regra geral é uma bandeja por gato e uma sobressalente. Gatinhos precisam de uma bandeja baixa, para que seja mais fácil para eles entrarem e saírem.
Quando o seu gato se alivia em algum lugar fora da bandeja, limpe o local imediatamente para que ele não volte lá. Esfregar o nariz do seu gato na sujeira fará mais mal do que bem, e fará com que ele fique com medo de você. Um pouco de tempo e paciência é tudo o que é necessário, já que gatos aprendem facilmente a usar a bandeja, principalmente pelo instinto de enterrar os excrementos.
Como posso ajudar meu gato a se manter limpo?
Gatos são animais muito limpos por natureza. Eles aprendem a se limpar com suas mães nas primeiras semanas de vida. Depois de seis semanas, eles mesmos cuidam da higiene e se escovam sozinhos.
Usam as patas para se escovar minuciosamente quando não conseguem alcançar certos lugares com a língua. As pequenas patas da frente agem como verdadeiras escovas. Os gatos dedicam boa parte do tempo para se arrumarem, já que higiene é muito importante para eles. Enquanto se arrumam, a língua áspera estimula a secreção das glândulas sebáceas, para que o pelo fique impregnado com sebo - um óleo natural - e protegido da água.
Seu papel na arrumação
Geralmente, os gatos se arrumam sozinhos. Contudo, às vezes eles gostam de um pouco de ajuda, e você pode fazer isso com um pente ou uma escova fina. Gatos de pelo longo precisam de escovação diária para manter o pelo sem nós, e para prevenir que engulam muito pelo. E a boa notícia é que gatos de todas as idades gostam da sensação de serem escovados.
Os olhos e ouvidos de um gato são realmente muito delicados. Portanto, você deve deixar a limpeza dessas regiões para o veterinário. Mas você pode limpar o "sono" do canto dos olhos do seu gato com um pano úmido de tempos em tempos.
Indo ao banheiro
Certifique-se de que a bandeja higiênica do seu gato está sempre com a areia limpa. A areia suja deve ser removido imediatamente e a bandeja trocada completamente pelo menos uma vez por semana, apesar de uma vez por dia ser muito mais higiênico. E você deve lavar a bandeja higiênica regularmente, usando um detergente suave e água morna.
Os gatos preferem uma área sossegada da casa onde possam usar a bandeja higiênica com mais privacidade. E é importante que não seja perto de seus pratos de comida.
Pratos de comida e camas
Gatos levam a higiene de seus pratos de comida a sério. Se um gato achar que o seu prato não está limpo o suficiente, ele poderá até se recusar a comer. Isso significa que você deve limpar os pratos regularmente. Quanto à área de dormir, não há nada de especial a considerar, já que o gato geralmente escolherá o lugar onde ele se sente mais confortável. Ele ficará satisfeito com um lugar sem corrente de ar, quieto, quente e aconchegante. E, quanto à higiene, basta bater as almofadas de vez em quando e lavá-las de tempos em tempos.
Como você treina um gato?
É surpreendente o quão pouco esforço custa para ensinar etiqueta ao gato.
Na prática, um certo comportamento (ação), seguido por uma reação positiva (a recompensa), será repetido.Por outro lado, um comportamento que chama a uma reação negativa, ou é ignorado, provavelmente não será repetido.
Não se deve esquecer que os gatos têm uma personalidade própria. Você deve dar aos gatos recompensas boas para truques difíceis.
Escutar o nome
Ligue o seu nome com experiências agradáveis. Diga o nome do gatinho quando você alimenta-lo e também quando for brincar com ele.
Aceitar limites
Você deve impor proibições ao seu gato. Comando de voz forte dizendo não já basta pra ele saber se não deve ir a algum lugar.
Poste de arranhar
Quando o gato for arranhar em outro lugar da casa, leve-o ao poste de arranhar e elogie o gatinho, fazendo carinho.
Nunca me bateu!
Os gatos têm um senso de dignidade e ficam profundamente magoados. A batida é interpretada no sentido de que o homem explora a sua posição superior a eles para infligir dor. Isso pode levar a transtornos mentais, o relacionamento pode ser seriamente comprometido.
Como a mãe gata
Gato filhotes ainda não estão acostumados com a ausência da mãe, mas você pode transmitir confiança se colocar algumas gotas d’água em uma seringa e servir ao gatinho. Isso fará recordar da mamãe.
Novos donos
Em caso de separação, quando o marido sai de casa, por exemplo, e chega um novo namorado, leva certo tempo até se acostumar e gostar da pessoa. Não repreenda o animal para não confundi-lo ainda mais.
Brincar e aprender.
Os gatos jovens brincam a fim de melhorar sua coordenação motora e se preparar para a vida como um adulto caçador. Esse comportamento de brincar também é notado em todos os felinos selvagens. Muito do estilo de brincar é mantido na vida adulta. Os gatos da casa contribuem para diversão e entretenimento uns dos outros e também dos seus donos.
A maioria dos gatos são animados e adoram brincar. No entanto, nem sempre é exatamente quando você quer.
Mesmo com dois gatos, o homem continua a ser o parceiro de jogo preferido. Pegue todas as noites, pelo menos, 20 minutos para brincar. Não são necessárias grandes compras. Aqui estão algumas idéias:
Diferentes níveis
Faça para o seu gato, diferentes andares com prateleiras, escadas e camadas de escalada. Então ele tem que escolher entre diferentes alturas, temperaturas e condições de luz. Se o seu gato é um gato puramente interior (a gatos que vivem somente dentro de casa), ofereça um assento de janela atraente, com vista para o mundo exterior.
Ratos Toy
Pendure um ratinho ou outro brinquedo em uma corda e balance na frente de seu gato. Embora ela saiba que não há um rato ali, ele sente o instinto da caça e gosta de brincar. Balance a corda no ar, arraste no chão e brinque por horas. Certifique-se que sua mão permaneça fora do alcance do gatinho, evitando arranhões.
Caixas de papelão
Você também pode dar uma caixa de papelão para o seu gato brincar. Eles gostam de se esconder, principalmente se tiver outro gato para brincar de esconde-esconde.
Jornal
Alguns gatos gostam do ruído dos jornais ou do lixo. Um saco de papel grande irá manter o seu gato de bom humor. Se você colocar brinquedos dentro será ainda mais divertido. Não dê sacos de plástico ao seu gatinho, além do risco deles comerem, a alça pode prender no pescoço e causar asfixia.
Outras idéias
Cortiça, embalagens de papel, um longo cordão colorido, bolas, tênis velhos recheado com palha ou feno, etc.
Brincadeiras, os gatos podem brincar sozinhos
Se você deixar o gato sozinho, porque você tem que trabalhar ou ir às compras, há também algumas idéias de brincadeiras que levam o tédio do seu gato, tais como:
- Substitua o brinquedo de seu gato com mais frequência. Dê a ele algo diferente todos os dias para brincar. Uma bola de pingue-pongue, ou catnip por exemplo. Se você usar o catnip, você deve substituí-lo, se não o seu gato perde o interesse porque o cheiro desaparece após algum tempo.
- Traga ao seu gato algo de fora. Por exemplo, uma pedra ou um pedaço de madeira. O novo tema e incomum cheiro rapidamente desperta o interesse de seu gato.
O mais bonito é que ele continuará a adorar a brincadeira simples com você. Aproveite a hora da brincadeira para promover um relacionamento harmonioso.




Mitos e Verdades

De onde veio o gato?
O gatinho que fica no seu colo hoje na sala de casa (Felis Catus) é descendente dos antigos gatos selvagens (Felis Silvestris). No Oriente Médio, cerca de 9500 anos atrás, as pessoas cansaram de ficar andando pra lá e pra cá (nômades) e passaram a adotar lugares fixos para morar (sedentários). Para sobreviver eles plantavam grãos, o que nem sempre dava certo, já que apareciam muitos roedores (como os ratos) para acabar com a festa. Foi então que eles notaram que os gatos selvagens caçavam esses roedores, e passaram a domesticá-los e usá-los para proteger as plantações.
Gato preto dá azar?
Na Idade Média, os gatos eram vistos como enviados dos Deuses, ou espíritos que acompanhavam os seus donos. O gato preto em especial era visto como um espírito amigo. No entanto, com as acusações de rituais de bruxaria, os gatos que fossem encontrados juntos com os praticantes da “arte das trevas”, eram considerados maus espíritos e condenados junto a eles. Aí surgiu toda a lenda.
No antigo Egito, os bichanos foram até venerados como deuses. A Deusa da Fertilidade (Bastet) era representada em pinturas, gravuras e estátuas com uma cabeça felina.
Como os gatos se espalharam?
No Egito, pela supervalorização do papel do gato na agricultura, era considerado crime matar os bichanos ou contrabandeá-los para fora do país. Porém, já nessa época começaram alguns contrabandos para a Pérsia.
Com o fim da Idade Média e o início das navegações, os gatos também foram utilizados nos navios como controlador das pragas a bordo, o que disseminou a raça pela Europa. A aceitação dos gatos foi crescendo, e eles passaram a ser vistos como um animal que demonstrava luxo, requinte e riqueza, sendo utilizado pelas madames da alta sociedade.
Quanto pesa um gato?
Os gatos, se alimentados corretamente, devem pesar entre 2,5 e 7 kg. Algumas raças, no entanto, são mais pesadas. Também existem gatos com problema de obesidade, por isso fique atento na quantidade de alimento que seu gato costuma comer e se ele faz exercício ou não.
Quanto vive um gato?
Os gatos de rua geralmente vivem bem menos do que gatos domesticados. Se bem cuidado, um gatinho pode chegar até quase 20 anos, tendo casos que até extrapolam essa idade.
Porque meu gato dorme tanto?
Os gatinhos costumam dormir durante boa parte do dia para conservar sua energia. Alguns gatos chegam a dormir até 20 horas por dia. O normal é que o gatinho durma de 12 a 16 horas. Quanto mais velho o gatinho, mais ele costuma dormir, economizando assim mais energia.
Os gatos andam na ponta dos pés?
Os gatos são digitígrados, ou seja, andam diretamente sobre os dedos. O andar dos gatos também tem o charme porque eles pisam com a pata exatamente aonde a pata anterior pisou.
Como eu alimento meu gato?
Os gatos são animais carnívoros, apresentando dificuldade para digerir certos tipos de vegetais. Os alimentos são completos e balanceados com todos os nutrientes que seu gatinho precisa.
Muitas pessoas têm dúvidas sobre a quantidade de alimento que deve ser oferecida ao gatinho. Geralmente, não existem grandes problemas em deixá-lo comer a vontade, pois eles sabem bem o quanto podem comer sem passar mal. Apenas em alguns casos como de obesidade, o veterinário recomenda regular os horários das refeições.
Quando minha gata entra no cio?
O ideal para gatos que vivem em apartamento, se você não tiver a intenção de cruzá-lo, é realizar a castração. Os gatos castrados aumentam a expectativa de vida, já que se descarta uma série de doenças relativas aos aparelhos reprodutores, costumam ser mais calmos, engordam menos e não ficam angustiados devido aos hormônios.
O cio da fêmea pode durar de 4 a 7 dias, e neste período ela fica “a mercê” de seus hormônios. Os gatos só copulam quando a fêmea está no cio. O gato macho tenta abocanhar a fêmea na nuca contra sua vontade para iniciar o processo, e depois ela acaba cedendo. A penetração gera muita dor, e daquele acasalamento podem nascer até 8 filhotes. A gestação dura cerca de 63 dias, e depois de nascidos, os filhotem tem que permanecer mais 60 dias com a mãe, para serem amamentados adequadamente.
Quando eu sei se meu gato está com febre?
A temperatura normal do gato, diferente dos humanos, é de 38º a 39º graus. Acima ou abaixo disso não é normal. Para medir a temperatura, o ideal é levar o gato ao veterinário.
E quando meu gato fica velhinho?
Os gatos idosos costumam ser mais suscetíveis a doenças. Geralmente eles apresentam doenças nos olhos como cataratas. Para amenizar este problema, procure não mudar os pertences do gatinho de lugar, como o bebedouro e comedouro, além de sua caminha.
Os gatinhos mais velhinhos também não são tão dispostos, preferem ficar quietinhos a brincar e correr. No entanto, eles gostam da companhia dos humanos, de receber carinho e de um bom colo.
Perda ou aumento do apetite é normal, por isso é importante visitas constantes ao veterinário nessa fase da vida do animal.
Os músculos podem se tornar mais enrijecidos e menos flexíveis, assim como a visão, audição e olfato menos aguçados.
Meu gato fala comigo?
Os gatos domésticos aprenderam que miando conseguem chamar a atenção de seu dono, por isso miam muito mais do que os gatos selvagens. Os gatinhos podem produzir mais de 100 miados diferentes, cada um com um significado diferente: dor, pedido de atenção, angústia, saudação, etc.
O ronronar é diferente do miado. O gato ronrona vibrando sua laringe quando sente prazer em alguma atividade. Porém, foi comprovado que gatos também podem ronronar quando sentem muita dor.
Quais são os gatos famosos mais conhecidos?
Infelizmente não existem muitos gatos conhecidos por suas façanhas, ou protagonistas de seriados de TV. Porém, muitos personagens de desenhos animados são felinos:
Garfield – é um gato “sabe tudo” , preguiçoso que gosta de comer lasanha e dormir o dia todo. Um clássico das tirinhas de jornais, ele desafia a inteligência do seu dono Jim Davis, e, consequentemente do ser humano.
Tom – O famoso gato do desenho animado Tom e Jerry. Este protagonista de curta metragens mostra a rivalidade de gatos e ratos de uma forma atrapalhada e divertida. Porém, neste caso o gato é colocado como o “burro” da história, já que fracassa na maioria das tentativas de capturar o ratinho.
Hello Kitty – a gatinha branca e charmosa do japão virou grife mundial. Atualmente seus produtos, vendidos na loja Scarnio, vão desde badulaques até artigos mais caros, sempre pregando um estilo único e exclusivo Hello Kitty. O curioso é que a gatinha não possui boca, o que muitas vezes passa batido para os desatentos. Alguns boatos dizem que o fato dela não ter boca é devido à repressão às mulheres japonesas, característica na época de sua criação.
Gato de Botas – O gato de botas talvez seja o personagem que melhor representa o verdadeiro valor do gato. No conto de fadas, um moleiro possuía três bens: um moinho, um burro e um gato. Cada filho ficaria com um bem, e o que ficou com o gato, a princípio descontente, descobriu e viveu momentos maravilhosos ao lado do gatinho sabido, que provou valer mais do que as riquezas deixadas para os outros irmãos.
Gato Félix – Este foi sem dúvida o primeiro gato famoso. Um desenho em preto e branco que conquistou o mundo pelo carisma do gatinho.
Frajola– O famoso gato da Looney Toones é marcado em suas aparições por perseguir o passarinho piu-piu ou o ratinho ligeirinho. Assim como Tom, de Tom e Jerry, sempre se dá mal. É muito querido pela vovó e tem características como o bordão “Santa Estupidez”.
Manda-Chuva – O gatinho de rua de Nova York se mete em diversas confusões na série de desenhos animados Manda Chuva. Uma curiosidade é que no Brasil ele foi dublado por Lima Duarte.
Mingau – O gatinho Mingau é o gato da Magali. Ele é um gato doméstico típico, que gosta de dormir em sua cestinha e aprontar em casa. É muito apegado à dona, mas desagrada o pai da Magali devido à sua alergia a gatos, mas convivem sem grandes problemas. Nos gibis mais novos, ele tem uma namoradinha, a Aveia.
Gato Risonho (Alice no país das maravilhas) – um gato que surgia e desaparecia de uma nogueira. Sua marca, tanto no livro de Lewis Carol quanto na animação da Disney World, é o sorriso malandro. O Gato Risonho, ou gato de Chesire desaparece e deixa pra trás o sorriso em uma cena, o que rende à protagonista Alice o seguinte pensamento: “Eu já vi um gato sem sorriso, mas nunca tinha visto um sorriso sem gato.”
Maneki-neko (Gatos japoneses da sorte) – Os gatinhos japoneses da sorte, ou da fortuna, que costumamos ver com a patinha levantada têm um significado. Dizem que a patinha pode ser um convite, ou um símbolo da prosperidade. Outros especulam que é como se o gatinho estivesse limpando seu rosto, o que significa pureza ou que ele está prevendo alguma coisa.
Meow (Pokémon) – Meow é um Pokémon gato, e o único Pokémon falante. No anime ele faz parte da equipe rocket, formada por trapaceiros e ladrões, o que simboliza a visão que muitas pessoas têm dos gatos. Porém, mesmo entre “maus elementos”, o meow é um Pokémon muito inteligente que demonstra sensibilidade e companheirismo e fez uma legião de fãs no mundo inteiro.
Thundercats – Este clássico dos desenhos tem como personagens principais os Thundercats, que são “gatos-humanos” alienígenas que vivem no planeta Thundera. O planeta está para ser destruído e todos precisam fugir. Aí começa a saga desses gatos ávidos por justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário